O “OUTSOURCING” DOS SERVIÇOS COMO RECURSO ESTRATÉGICO DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL DA ECONOMIA PORTUGUESA

Renato Jorge Lopes da Costa

Resumo


A globalização dos mercados empresariais dos dias de hoje exige uma visão lógica de atravessamento funcional ligada à criação de valor sobre o ponto de vista de custo, tempo e serviço. A enfatização de novas formas organizacionais e de novos processos de trabalho em termos contratuais deixou hoje de ser vista como um recurso passando a ser entendida como uma necessidade básica fundamental e uma potencial fonte de vantagens competitivas. Nesta medida, este artigo pretende ser um texto de reflexão a partir de uma base teórica devidamente fundamentada e centrada na temática internacionalização e "Outsourcing", tendo como objetivo demonstrar como este último recurso pode ser a resposta ideal e uma influente e poderosa ferramenta de projeção internacional de Portugal, podendo funcionar para um país marcado pela recessão como uma verdadeira fonte de receita em tempos de crise. Na verdade este pode ser de facto o caminho para capitalizar as vantagens de Portugal, melhorar as suas desvantagens, criar postos de trabalho, gerar riqueza, fomentar competitividade internacional e, mais importante ainda, ser a medicina alternativa na cura da doença que é hoje o défice público português, que o tratamento “Outsourcing” poderia eventualmente ajudar a regenerar.


Palavras-chave


“Outsourcing”; Internacionalização; Projeção Internacional; Competitividade

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030