IMAGEM DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS: A UTILIZAÇÃO DA PROMOÇÃOCOMO FERRAMENTA PARA EVITAR SUA DETERIORAÇÃO

Jacques Chircourel Nunes Vaz, Vaneska Rocha da Silva Carvalho

Resumo


Com base no pensamento de renomados autores, na análise de informações sócio-econômicas e na interpretação dos dados obtidos através de uma pesquisa de opinião, este trabalho objetiva refletir sobre o acelerado processo de deterioração da imagem das instituições públicas brasileiras perante a imprensa especializada, a qual se constitui uma das principais ferramentas na formação da opinião pública. O problema de pesquisa e os demais questionamentos que motivaram o desenvolvimento deste estudo são: por que a imagem das instituições públicas governamentais está tão deteriorada na avaliação dos jornalistas políticos baianos? A educação, a corrupção e a ineficiência gerencial são, de fato, fatores influenciadores deste processo de deterioração? Que contribuição cada um destes fatores tem dado ao processo? A promoção das ações dos governos é uma solução ao processo de deterioração? Descrever o quadro de deterioração, assim como analisar o contexto histórico-cultural-social-econômico-político influenciador de tal realidade, faz-se necessário para o entendimento das variáveis que se apresentam hoje como determinantes deste processo.
Apoiado na hipótese de que a Educação, a Corrupção e a Ineficiência Gerencial são os principais fatores contribuintes
para o desgaste institucional dessas organizações, o estudo propõem-se também a relacionar a importância da comunicação social no processo de neutralização, minimização ou mesmo reversão da imagem já deteriorada ou em processo de deterioração das instituições públicas. Dado o grande esforço empreendido em comunicação governamental nos últimos anos no país, e o intenso debate travado na imprensa com relação à necessidade ou não de tais investimentos, torna-se relevante uma avaliação do conjunto de fatores alavancadores do processo, seu próprio desenvolvimento através do tempo, as soluções utilizadas no combate e as conseqüências refletidas na sociedade.

Palavras-chave


Instituições Públicas; Deterioração da Imagem; Educação; Corrupção; Ineficiência Gerencial; Jornalistas Políticos; Promoção.

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030