A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PELA EMBRAPA: AFERINDO A ADEQUAÇÃO DE ALGUMAS MÍDIAS
Resumo
O presente estudo de caso tem o objetivo de avaliar a adequação dos produtos de informação gerados e editados
pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para fins de transferência de tecnologia ao agronegócio
do país. Entende-se por produto de informação a materialização das informações técnico-científicas em produtos tangíveis (mídias), formatados no meio impresso, eletrônico e digital, tais como livros, revistas, manuais, folders, cartazes, boletins, programas de TV e rádio, vídeos e outros. A adequação dos referidos produtos foi avaliada quanto a linguagem, formato, suporte, disponibilidade, utilização e demanda, em função, respectivamente, dos tipos de eventos utilizados pela Embrapa para transferir tecnologia e do público alvo daquele processo (produtores ou empresas do agronegócio). A coleta dos dados foi feita por entrevistas semi-estruturadas, questionários, observação direta e análise documental em seis Unidades da Empresa. Neste caso, as entrevistas e questionários foram aplicados a 35 profissionais envolvidos em atividades de P&D, avaliação técnica de conteúdos, edição dos produtos e transferência de tecnologia. A pesquisa contou, também, com a avaliação de adequação dos produtos junto àqueles clientes
usuários que adquiriram publicações e vídeos da Empresa. Como resultado, constatou-se que os produtos de informação
editados pela Embrapa são percebidos, pelos empregados, com maior grau de adequação aos técnicos/extensionistas e aos profissionais da área de pesquisa e ensino do que aos demais usuários, havendo, para estes últimos, algumas deficiências quanto a formato e linguagem daqueles produtos. O trabalho pretende mostrar que a Embrapa tem a oportunidade de otimizar a geração, edição e utilização dos seus produtos de informação, tornando-os cada vez mais adequados à realidade tecnológica, socioeconômica, política e cultural dos seus diversos públicos, condição necessária para a transferência de tecnologia aos usuários.
pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para fins de transferência de tecnologia ao agronegócio
do país. Entende-se por produto de informação a materialização das informações técnico-científicas em produtos tangíveis (mídias), formatados no meio impresso, eletrônico e digital, tais como livros, revistas, manuais, folders, cartazes, boletins, programas de TV e rádio, vídeos e outros. A adequação dos referidos produtos foi avaliada quanto a linguagem, formato, suporte, disponibilidade, utilização e demanda, em função, respectivamente, dos tipos de eventos utilizados pela Embrapa para transferir tecnologia e do público alvo daquele processo (produtores ou empresas do agronegócio). A coleta dos dados foi feita por entrevistas semi-estruturadas, questionários, observação direta e análise documental em seis Unidades da Empresa. Neste caso, as entrevistas e questionários foram aplicados a 35 profissionais envolvidos em atividades de P&D, avaliação técnica de conteúdos, edição dos produtos e transferência de tecnologia. A pesquisa contou, também, com a avaliação de adequação dos produtos junto àqueles clientes
usuários que adquiriram publicações e vídeos da Empresa. Como resultado, constatou-se que os produtos de informação
editados pela Embrapa são percebidos, pelos empregados, com maior grau de adequação aos técnicos/extensionistas e aos profissionais da área de pesquisa e ensino do que aos demais usuários, havendo, para estes últimos, algumas deficiências quanto a formato e linguagem daqueles produtos. O trabalho pretende mostrar que a Embrapa tem a oportunidade de otimizar a geração, edição e utilização dos seus produtos de informação, tornando-os cada vez mais adequados à realidade tecnológica, socioeconômica, política e cultural dos seus diversos públicos, condição necessária para a transferência de tecnologia aos usuários.
Palavras-chave
transferência de tecnologia; transferência de informação; gestão da informação; disponibilização da informação.
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030