REDE ORGANIZACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO: O CASO NETIMÓVEIS
Resumo
As políticas habitacionais e financeiras praticadas no país nas últimas décadas promoveram o acirramento da concorrência e um estreitamento do mercado de intermediação imobiliária, resultando no fechamento e na informalização de empresas do setor. Nesse contexto, muitas organizações foram obrigadas a adotar novos modelos de organização, dentre os quais a rede organizacional.A formação de redes entre empresas surge como uma prática contemporânea que visa garantir a sua sobrevivência e competitividade. Este trabalho focaliza a experiência de uma rede organizacional imobiliária – a Netimóveis - como um caso expressivo desse modelo organizacional, buscando verificar as estratégias e os resultados por ela obtidos. Apoiando-se em teorias sobre a questão habitacional brasileira, estratégia, comportamento do consumidor e redes organizacionais, foi realizada uma pesquisa teórico-empírica, de cunho qualitativo, coletando-se dados primários junto a uma amostra não-probabilística de dirigentes, corretores e de clientes da rede. A análise desses dados permitiu concluir que a formação dessa rede representou um diferencial competitivo, comprovando-se que ela possui atributos que promovem um maior desenvolvimento para todos os membros do grupo.
Palavras-chave
gestão empresarial, tecnologia, imobiliárias, processos produtivos, estratégias, rede de empresas
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030