A MIOPIA DA APRENDIZAGEM COLETIVA NAS ORGANIZAÇÕES: EXISTE UMA LENTE PARA ELA?
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir como a aprendizagem nos níveis grupal e organizacional vem sendo trabalhada pelos pesquisadores brasileiros e de que maneira o conceito de prática social (GHERARDI, 2009b) contribui na compreensão dos destes níveis de aprendizagem. Assim, a pergunta norteadora do artigo é: sob quais lentes os pesquisadores brasileiros estão pesquisando aprendizagem nas organizações nos níveis grupal e organizacional? O número de estudos sobre aprendizagem organizacional tem crescido não apenas em quantidade, mas tem apresentado outras dimensões do tema (ANTONELLO; GODOY, 2010). Visando alcançar o objetivo proposto foi realizado um levantamento da produção brasileira sobre aprendizagem nos níveis de grupo e organizacional nos principais periódicos da área de administração e nos anais dos eventos da ANPAD, referente ao período de 2000 a 2011. Os resultados mostram que existe uma hegemonia de estudos que adotam as abordagens cognitivo-psicológicas para estudar a aprendizagem coletiva tanto no nível grupal quanto organizacional e evidencia a lacuna de estudos que adotam outros tipos de abordagens com viés mais sociológico, como o da prática social, para responder limitações das abordagens cognitivo-psicológicas.