ESTRATÉGIAS BASEADAS EM SERVIÇOS SUPLEMENTARES NO SETOR DE PRODUTOS ASFÁLTICOS DA BAHIA, SERGIPE, ALAGOAS E PERNAMBUCO

César Santos Barreto, Augusto de Oliveira Monteiro

Resumo



O presente trabalho tem como propósito analisar a evolução recente das condições de competitividade do setor de distribuição de produtos asfálticos no nordeste do Brasil, assim como as estratégias competitivas adotadas pelas empresas que atuam neste setor e a sua eficácia. Em particular, pretende investigar em que medida as estratégias de diferenciação baseadas na prestação de serviços suplementares à distribuição de produtos asfálticos têm proporcionado melhores resultados às empresas em atuação no setor. Para tal, são analisadas as condições de competitividade do setor, identificados os segmentos de mercado e as estratégias competitivas adotadas pelas empresas, avaliados os mecanismos através dos quais os serviços complementares constituem fontes de vantagem competitiva e analisada a eficácia das estratégias adotadas. A pesquisa contempla também um estudo comparativo entre duas empresas do setor - A Petrobras Distribuidora S/A e a Greca Distribuidora de Asfaltos Ltda., o qual foi implementado mediante a realização de entrevistas com os dirigentes das empresas e a aplicação de questionários em 20 empresas adquirentes de produtos asfálticos


Palavras-chave


Estratégia; Serviços Suplementares; Produtos Asfálticos

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Gestão & Planejamento. ISSN impresso 1516-9103 - ISSN eletrônico 2178-8030