REDES SOCIAIS: CONFIGURAÇÕES ESTRUTURAIS DAS REDES E POSICIONAIS DE ATORES DO CARNAVAL DO SALVADOR

Elisabeth Loiola, Paulo Miguez, Elisa Ribeiro

Resumo


Objetiva-se mapear e analisar as redes sociais do carnaval do Salvador, formadas por entidades carnavalescas, seus fornecedores e órgãos de apoio, desvendando suas características estruturais e posições de seus atores, com base na Análise de Redes Sociais (ARS). A pesquisa foi realizada utilizando-se amostra por acessibilidade, com questionário e entrevista semiestruturada. A rede geral do carnaval, por efetivar muito pouco de suas relações potenciais (baixa densidade), apresenta configuração que a aproxima do tipo dupla estrela. Esse tipo de rede destaca-se, comparativamente a outros formatos, por melhor desempenho, tendo em vista que atores periféricos levam as mais diversas informações aos hubs. Quanto à centralidade de intermediação, no conjunto dos atores da rede, dois ganham destaque: uma agência de vendas de produtos carnavalescos, a “Central do Carnaval”, e o maior dos afoxés, o “Filhos de Gandhi”. Esses são atores estratégicos para a distribuição de informações dentro da rede. Já quanto à capacidade de expansividade, os dois atores mais proeminentes são outro afoxé, o “Filhos do Congo”, e um bloco de trio, o “Bloco Papa”.


Palavras-chave


Carnaval do Salvador; Análise de redes sociais; Tipo de rede; Características estruturais e posicionais

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