EMPODERAMENTO DE MULHERES GERENTES: A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO DE ANÁLISE

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Ana Lúcia Magri Lopes

Resumo


Este artigo analisa o processo de empoderamento de mulheres que ocupam cargos de gerente intermediário em organizações do setor bancário, industrial e de informática localizadas em Belo Horizonte-MG. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com 20 gerentes, todas gravadas com o consentimento das entrevistadas e transcritas na íntegra. A escolha dos sujeitos e das empresas foi definida pelo critério de acessibilidade. A análise dos dados passou pelas fases de tratamento (MELO, 2003): preparação: transcrição das entrevistas, segundo o roteiro de perguntas, agrupando as respostas de cada categoria para cada questão tratada; tabulação quantitativa: identificação de componentes das respostas dos entrevistados e agrupamento conforme o tema da pergunta; tabulação temática: definição de temas, segundo os objetivos do estudo, estruturados em planilha, permitindo o agrupamento dos extratos mais significativos retirados das entrevistas, destacando a dimensão da fala do entrevistado.    Considerou-se, nesta análise, seis componentes para a análise do processo de empoderamento, quais sejam: cognitivo analítico, subjetivo, político, econômico, social e cultural (MELO, 2009). Os dados confirmaram a necessidade e a importância desta pesquisa com o propósito de trazer objetivos mais claros para o desenvolvimento de políticas que possam minimizar as desigualdades entre homens e mulheres, bem como reconhecer as necessidades dessas mulheres e o seu papel em toda a sua diversidade dentro das organizações.


Palavras-chave


Relações de gênero; Empoderamento; Gerência feminina

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030