COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR SOB A ÓTICA DA TEORIA MEIOS-FIM: UM ESTUDO SOBRE OS VALORES PESSOAIS DOS DISCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

Juliana Moro Bueno, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Lêda Aparecida dos Santos Oliveira, Wender Rodrigues de Siqueira, Márcio Lopes Pimenta

Resumo


O objetivo deste artigo é aprofundar o conhecimento acerca do comportamento do consumidor, no tocante aos serviços educacionais. Para isso, busca identificar os valores pessoais dos discentes de uma IES pública, sob a ótica da Teoria Meios-Fim. Para a coleta dos dados, foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio da técnica de entrevista laddering. A etapa seguinte consistiu na análise de conteúdo, resultando em um conjunto de sequências atributos-consequências-valores, elaboração da Matriz de Implicação e do Mapa Hierárquico de Valores. Assim, foi possível caracterizar três potenciais segmentos de consumidores e relacionar desafios gerenciais ligados aos mesmos. Como indicação para pesquisa futura propõe-se a ampliação da discussão em outros cursos do país vinculados ao Programa Nacional de Formação em Administração Pública.


Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Valores pessoais; Teoria meios-fim

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Gestão & Planejamento. ISSN impresso 1516-9103 - ISSN eletrônico 2178-8030