INFLUÊNCIA DA MARCA E HABITUS NO CONSUMO DE MODA: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DE PRODUTOS FALSIFICADOS
Resumo
Este estudo tem como objetivo geral analisar os elementos relacionados com o consumo de produtos falsificados de marcas consagradas. Neste sentido, têm-se como objetivos específicos: (a) discutir o papel das marcas na sociedade de consumo; (b) identificar as justificativas dos consumidores quanto à compra de produtos falsificados; (c) analisar o consumo como consequência do habitus. Para tanto, utilizou-se da abordagem qualitativa mediante entrevista realizada junto a 120 sujeitos frequentadores de shoppings populares e/ou consumidores de produtos falsificados. Para fins de análise, esses sujeitos foram divididos em três grupos principais, de acordo com suas preferências de consumo: consumidores de produtos de marcas consagradas; consumidores de produtos de marcas comuns; consumidores de produtos falsificados. Pode-se concluir, por meio das alegações colhidas, que o comportamento de compra de produtos falsificados de marcas consagradas desenvolve-se mediante uma impossibilidade racional de identificar os motivos de compra, pois estão no plano do inconsciente se tornando, portanto, inacessíveis. A motivação de compra é simbólica e não existe uma explicação funcional para o ato da compra. O simbólico implica em alguma coisa desconhecida e oculta, o que o torna motivo de controvérsia e/ou suposições.