MODELOS ORGANIZACIONAIS PARA TREINAMENTO VERSUS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE COLABORADORES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA
Resumo
O artigo tem como objetivo identificar os mecanismos de treinamento utilizados por uma empresa que atua na área de serviços de infraestrutura e estilos de aprendizagem de seus colaboradores, para aferir convergências ou assimetrias entre esses fatores. A empresa objeto do estudo faz parte da Cadeia Produtiva de PVC, Petróleo, Gás e Energia em Maceió – AL. A metodologia, conduzida em formato de estudo de caso, teve caráter multinível e utilizou pesquisas documentais, entrevistas e um levantamento dos estilos de aprendizagem. Com base na teoria de Kolb (1984), o levantamento dos estilos de aprendizagem deu-se através do Inventário de Estilos de Aprendizagem. Verificou-se um equilíbrio entre estilos Divergente (40%) e Assimilador (35%) para os colaboradores participantes da pesquisa. Estes estilos assumem compatibilidade com os formatos de treinamento e capacitação desenvolvidos pela empresa investigada. A discussão traz um aprofundamento do tema da aprendizagem em termos organizacionais, emergindo as implicações desses resultados para contextos de melhoria produtiva por parte de organizações em rede. Além disso, amplia a perspectiva do treinamento e da aprendizagem experiencial em níveis de ensino-aprendizagem, o que fornece suporte para outros estudos nessa direção.