ANALISE DO ALINHAMENTO CULTURAL DE UMA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DA ARFCO

Patricia Amelia Tomei, Giuseppe Maria Russo

Resumo


Baseado na premissa de que a busca de similaridade de percepções dos clusters é importante para o gerenciamento e mudança organizacional, este estudo de caso analisou a concordância cultural das subculturas de uma organização, identificando os valores (existentes e desejados) percebidos pelos clusters (liderança e corpo gerencial). Foi utilizada ao mesmo tempo uma metodologia quantitativa (Q-Methodology) de análise sistemática da subjetidade que permite a avaliação ideográgica dos valores organizacionais e qualitativa, com entrevistas e questionários aplicados em workshops. Verificamos que a cultura organizacional é predominantemente fragmentada e concordância cultural entre as subculturas da liderança e do corpo gerencial, no que diz respeito aos valores desejados, nos oferece insights para intuir que o alinhamento cultural é possível, desde que as diferenças das percepções atuais sejam minoradas. Este alinhamento é fundamental para a motivação e comprometimento dos empregados, e para a governança e a cidadania organizacional.


Palavras-chave


Valores organizacionais; Alinhamento cultural; Metodologia Q

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030