IDENTIDADE DE MARCA COMO DRIVER DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING: UM ESTUDO SOBRE A MARCA HYUNDAI

Edson Roberto Scharf, Aléssio Bessa Sarquis, Rogério Krause

Resumo


O estudo analisa a identidade de marca como driver das estratégias de marketing em uma organização do setor automotivo brasileiro à luz do modelo teórico proposto por Aaker (2007) e adaptado por Scharf (2012). É um estudo de caso único, com aplicação de entrevistas em profundidade com executivos de marketing do Grupo Hyundai CAOA no Estado de Santa Catarina e análise de materiais de campanhas publicitárias. A análise dos dados foi feita por meio do método descritivo, com técnicas de análise de conteúdo e categorização por afinidade temática. Os resultados revelaram que a identidade de marca é um driver das estratégias de marketing da organização, principalmente nos aspectos relacionados à cultura da organização, perfil dos clientes, atributos dos produtos, credibilidade, proposta de valor e relacionamento com os clientes.


Palavras-chave


Estratégias de marketing; Identidade de marca; Posicionamento de marca; Indústria automotiva. Hyundai

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030