O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM LOJAS DE VAREJO: UMA INVESTIGAÇÃO DE VALORES COM BASE NA TEORIA DA CADEIA DE MEIOS E FINS NAS CIDADES DE UBERLÂNDIA E UBERABA

Daniela de Castro Melo, Márcio Lopes Pimenta, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Elder Ferreira Nunes, Evaldo Ferreira Boaventura

Resumo


Este artigo tem o intuito de identificar valores determinantes na seleção de lojas de varejo nas cidades de Uberlândia e Uberaba, e ainda, destacar quais atributos/conseqüências conduzem a tais valores na percepção do consumidor local. Foram utilizados os pressupostos teóricos da cadeia de meios e fins associados à técnica de escalonamento laddering, que permitiram a realização de entrevistas em supermercados destas duas cidades. Tanto a literatura quanto a pesquisa de campo revelaram o desejo por valores como: conforto, segurança, bem estar pessoal e familiar, auto-realização, tempo e dinheiro para realizar outras atividades, que são alcançados por conseqüências proporcionadas pelos atributos: limpeza e organização, atendimento, variedade de produtos, preço, localização e estacionamento.

Palavras-chave


cadeia de meios e fins, varejo, laddering, valores.

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030