GESTÃO E PLANEJAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
Esta pesquisa buscou compreender e analisar a gestão e o planejamento de cursos em instituições de educação a distância no Brasil. O objetivo geral foi analisar se, nas instituições de ensino, o trabalho de gestão dos cursos de Educação a Distância (EAD) é realizado sob o modelo de gestão por processos e como essas instituições organizam e planejam seus cursos a distância. Para realização da pesquisa, optou-se por um estudo de casos comparativos. Foram selecionadas três instituições de ensino com experiência em EAD e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas em profundidade, bem como de documentos e arquivos. Os resultados do estudo evidenciaram em primeiro lugar que, dada a natureza do trabalho em EAD, as instituições vêm procurando adotar um modelo de gestão por processos, embora ainda de forma incipiente. Verificou-se, também, que, em linhas gerais, nem sempre essas instituições planejam seus cursos de forma idêntica. Fatores como estratégias organizacionais, estratégias gerenciais, capacitação pedagógica e tecnológica do corpo docente e estrutura tecnológica disponível influenciam de maneira direta o processo de planejamento e desenvolvimento de cursos em EAD.
Palavras-chave: Gestão de educação a distância; Planejamento de cursos a distância; Gestão por processos.
Palavras-chave: Gestão de educação a distância; Planejamento de cursos a distância; Gestão por processos.
Palavras-chave
Gestão de educação a distância; Planejamento de cursos a distância; Gestão por processos
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030