PROPOSTA DE MODELO CONCEITUAL DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E A GESTÃO DA INOVAÇÃO

Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez, Fernando Celso de Campos

Resumo


Pelo fato de haver muitas pesquisas sobre estratégias e formas de competição, mas pouca explicação acerca da estratégia como prática para criação de desempenho superior, este estudo contempla o tema formação da estratégia de negócio, a partir da integração da aprendizagem organizacional e a gestão da inovação. É preciso que as características do ambiente organizacional revelem a formação de estratégias de maneira continuada, a partir de ciclos de aprendizagem contínuos visando à inovação. Com esse entendimento, o propósito deste texto é, por meio de um ensaio teórico, apresentar a proposta de um modelo conceitual de formação de estratégia de negócio, em que se é possível encontrar os pares de requisitos de inovação com base na aprendizagem organizacional. As discussões apresentadas neste texto indicam que os requisitos de inovação com base na aprendizagem colaboram para o surgimento de inovações constantes por parte das empresas que buscam inovar, independentemente do porte.

 


Palavras-chave


Estratégia de Negócio; Aprendizagem Organizacional; Gestão; Inovação

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030