“MENOS” É MAIS: A CONSTRUÇÃO EMPREENDEDORA DA MAIOR REDE DE FARMÁCIAS DO BRASIL

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Henrique Cassiano Nascimento de Oliveira, Suélen Matozo Franco, Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa

Resumo


Crescentemente as marcas têm ocupado um espaço significativo no desempenho mercadológico das organizações. A perspectiva dominante na literatura sobre gestão de marcas é estratégico-gerencial. Apesar disso, várias são as marcas que se tornaram bem-sucedidas por meio de uma abordagem “não convencional” que denominamos construção empreendedora de marcas. Nosso estudo busca compreender essa abordagem alternativa da construção de marcas por meio da Pague Menos. O método adotado foi o estudo biográfico, adequado para investigação da história da marca. O corpus de pesquisa foi construído por meio de entrevista narrativa realizada com o empreendedor e de dados secundários sobre a marca. A narratologia, uma abordagem semiótico-linguística de análise, foi adotada para a interpretação dos dados. Nossos achados revelam o papel contundente da inovação e centralização do empreendedor, bem como sua aptidão comercial, na construção da marca. Os mesmos vão ao encontro de características apontadas pelo campo conhecido como marketing empreendedor.


Palavras-chave


Marcas; Empreendedorismo; Marketing empreendedor Varejo; Pague Menos

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030