A REDE DESEMPENHADA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL MEXICANA

Bruno Luiz Américo, Adonai José Lacruz

Resumo


O objetivo geral deste estudo de caso é analisar a gestão da implantação, seguimento e avaliação de uma política pública educacional – Programa Nacional de Inglês em Educação Básica (PNIEB) da Secretaria de Educação Pública do México (SEP) – em rede, a partir do espaço escolar. A abordagem do trabalho é qualitativa. Do ponto de vista teórico, o presente estudo se relaciona com a teoria ator-rede (TAR). Os dados foram coletados por meio de observação não participante, análise documental e entrevistas com interlocutores da pesquisa. Ao final, demonstra-se que a SEP faz com que as escolas participem ativamente da implementação do PNIEB, como uma estratégia de gestão que permite a efetivação e análise do conteúdo e metodologia do programa de inglês como segunda língua.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v17i1.4106


Palavras-chave


Administração Pública; Estudos Organizacionais; Aprendizagem Organizacional; Gestão do Conhecimento; Teoria ator-rede

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