NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS E A ÉTICA EMPRESARIAL: PERCEPÇÕES DO SETOR EXPORTADOR MOVELEIRO DA SERRA GAÚCHA
Resumo
A negociação tem se transformado em uma habilidade internacional crítica. A possibilidade de conflitos é aumentada em ambientes globais onde diferenças culturais, valores, confiança e troca de informações representam um papel chave. Tais relações dependem fundamentalmente de pessoas, que por vezes não possuem a flexibilidade necessária para maximizar o valor do capital cultural disponível na organização. De caráter exploratório-descritivo e uma abordagem qualitativa, a estratégia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso incorporado, tendo como unidade de análise três indústrias moveleiras exportadoras localizadas na Serra Gaúcha. O objetivo do artigo foi identificar as influências de comportamentos e julgamentos éticos a fim de reconhecer ações éticas no relacionamento interorganizacional entre as empresas e seus importadores, ou seja, em negociações internacionais. Apesar de se identificar desencontro entre o discurso e a prática dos respondentes, os resultados revelam que a ética é, sim, um fator preponderante nas negociações internacionais, no momento em que trabalha no sentido de permitir que as transações ocorram de maneira adequada buscando superar conflitos em ambientes globais.