TOMS SHOES: O EMPREENDEDORISMO SOCIAL ANALISADO A PARTIR DE PRÁTICAS SOCIAS DO SETOR PRIVADO

Andrea Ribeiro da Silva, Laiene Fernanda Ferreira Sousa, Edileusa Godói de Sousa

Resumo


O Empreendedorismo Social é uma das alternativas utilizadas para amenizar os problemas de cunho social, principalmente nos países subdesenvolvidos. Existem empresas que por meio de parcerias auxiliam no desenvolvimento social, ao mesmo tempo em que obtêm lucro. Para compreender como funciona essa prática, foi realizado um estudo de caso sobre a empresa Tom Shoes, uma empresa norte-americana, que adota o sistema one for one. O objetivo foi analisar as escolhas estratégicas da Toms Shoes para promover soluções para problemas sociais em países subdesenvolvidos enquanto uma organização social. A abordagem do estudo foi qualitativa e de caráter descritivo. Quanto aos métodos de procedimentos de coleta de dados adotou-se o estudo de caso. Foi utilizado a análise de conteúdo das informações disponibilizadas no site da empresa. A partir dessas informações foram estabelecidas como categorias de análise: descrição da empresa, preocupação socioambiental, utilização de parcerias e criação de valor social e críticas. Os resultados indicam que mesmo que a Tom Shoes alcance resultados em sua maioria de curto prazo, eles são relevantes devido às situações de extrema pobreza. Propõe-se que o estabelecimento de parcerias pode ser uma alternativa viável para que a organização também se engaje na solução das causas de problemas sociais.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v17i1.4445


Palavras-chave


Empreendedorismo Social; Tom Shoes; Redes Sociais

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030