REDES ESTRATÉGICAS MEDIADAS POR PLATAFORMAS DIGITAIS NA INDÚSTRIA CRIATIVA: PROPOSTA DE UM QUADRO TEÓRICO

Bibiana Silveira-Nunes, Dusan Schreiber, Serje Schmidt, Sandra Portella Montardo

Resumo


Objetivamos construção de reflexão sobre lugar de redes estratégicas na apropriação da cultura empreendedora mediada por plataformas digitais. O estudo justifica-se pela lacuna observada no que concerne formação de redes estratégicas mediadas por plataformas digitais na Indústria Criativa. Para tanto, construímos quadro teórico sobre uso de redes estratégicas em Indústria Criativa, principalmente mediadas por TICs. Partimos de definição desta como disciplina que trata da atividade econômica de Setores Criativos atuantes por meio de Redes Sociais, fazendo largo uso de TICs. Estruturamos a investigação em três seções: 1) Indústria Criativa, Redes Sociais e Estratégicas; 2) Redes Estratégicas na Indústria Criativa; 3) Redes Estratégica mediadas por TICs. Construimos quadro teórico sobre atuação econômica em redes estratégicas na Indústria Criativa, a partir do campo da Administração. Adotamos metodologia balizada em pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico. Concluímos apresentando reflexão sobre atuação em redes estratégicas mediadas por plataformas digitais, a partir de quadro teórico proposto.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v19.4676


Palavras-chave


Redes Sociais; Redes Estratégicas; Indústria Criativa; Plataformas Digitais

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030