COOPETIÇÃO E INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NA BASE WEB OF SCIENCE

Lisilene Mello da Silveira, Jane Lucia Silva Santos, Peter Bent Hansen

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar as publicações internacionais que associam coopetição e inovação, identificando oportunidades de futuras pesquisas. Baseando-se em técnicas bibliométricas, o estudo foi realizado na base Web of Science em duas etapas: (i) busca e (ii) análise sistemática da literatura. A partir da busca sistemática foram identificados 49 artigos publicados até abril de 2016 em 28 periódicos, dentre os quais se destacam: Industrial Marketing Management, Technovation, Journal of Business Research e Technology Analysis & Strategic Management. Na segunda etapa foram selecionados, analisados e sintetizados 27 artigos que associam claramente as temáticas coopetição e inovação. A análise dessas publicações aponta que as duas temáticas são próximas e complementares e que existem diversas possibilidades para futuros estudos, tal como examinar se e como a coopetição aumenta o potencial de criação de valor da inovação. Este artigo contribui para o entendimento de como as duas temáticas podem ser estudadas conjuntamente.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v19.4700


Palavras-chave


Coopetição; Inovação; Revisão de literatura

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030