QUEM POUCO ABARCA MENOS SEGURA? UM ESTUDO SOBRE OS DÍGITOS FINAIS DOS PREÇOS DE VENDA NO VAREJO DE SALVADOR, BAHIA
Resumo
A crença de que a formação de preços “psicológicos” seria eficiente no aumento das vendas e na geração de lucros, poderia ser traduzido nas três hipóteses do presente trabalho: Ha) o varejo utiliza os preços psicológicos para alcançar maiores ganhos, Hb) o tamanho do varejista reflete na frequência de uso dos preços psicológicos e Hc) a comunicação e a promoção intensificam o uso dos preços psicológicos. Foram analisados os preços em canais varejistas de alimentos na cidade de Salvador, Bahia, entre agosto e setembro de 2015 por meio da abordagem em lojas com mais de dez checkouts, (redes de supermercados) e outras duas lojas de bairro (um checkout). Foi feita uma análise das frequências dos preços em pequenos e grandes varejistas e suas eventuais diferenças entre preços de lojas e encartes promocionais. Os resultados demonstraram que a prática de preços psicológicos é utilizada e todas as hipóteses foram aceitas.