JUSTIÇA ORGANIZACIONAL E COMPORTAMENTOS RETALIATÓRIOS: COMO JOVENS APRENDIZES (NÃO) SE POSICIONAM?
Resumo
O objetivo deste estudo é compreender como jovens aprendizes percebem a justiça organizacional, os comportamentos retaliatórios e suas possíveis conexões no ambiente de trabalho. Os jovens trabalhadores, pouco pesquisados no país, possuem peculiaridades distintas dos demais. Na construção do referencial teórico, observou-se uma predominância de estudos quantitativos e recomendações de realização de investigações com abordagem qualitativa. Assim, optou-se nesta pesquisa pela abordagem qualitativa, tendo-se realizado 23 entrevistas, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Constatou-se que o público pesquisado, ao contrário do que a literatura informa, tem percebido o ambiente de trabalho como predominantemente justo, sendo, ainda, o comportamento retaliatório pouco comum. Dada a condição de vulnerabilidade social e o contexto socioeconômico do público especificamente abordado, a relevância dessa pesquisa centra-se na compreensão dos motivos envoltos à formação do panorama verificado, propondo maior reflexividade para os estudos sobre tais temáticas e tais atores sociais no campo do comportamento organizacional.
DOI: 10.21714/2178-8030gep.v19.5166