UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL ENTRE OS SERVIDORES DA UFCA

Rebeca da Rocha Grangeiro, Carolina Villa Nova Aguiar, Fernanda Leite Ferreira, Jaqueline de Oliveira Feitosa

Resumo


O Clima Organizacional é caracterizado como percepções que os profissionais criam e compartilham a respeito da organização em que atuam. A pesquisa sobre clima auxilia os gestores na identificação de pontos a serem melhorados e consequentemente no processo de tomada de decisão. As Instituições de Ensino Superior precisam estar atentas ao clima como fonte de competitividade. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar a percepção do CO entre servidores técnicos e docentes da Universidade Federal do Cariri. Para tanto utilizou-se a escala para pesquisa de Clima organizacional e bem-estar (IES-B). A amostra estudada compreendeu 58 docentes e 65 servidores técnicos. Contatou-se que a UFCA apresenta Clima satisfatório. Percebeu-se que aspectos da dimensão estrutura precisam ser melhorados (média=3,30). Vínculos e de colaboração entre os colegas de trabalho (média=4,16) estão presentes. A dimensão chefia também foi avaliada positivamente. Por fim, observou-se que servidores técnicos apresentaram percepção mais positiva do CO que docentes.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v20.5761


Palavras-chave


Clima Organizacional; Instituições Federais de Ensino Superior; Percepções de servidores técnicos e docentes; Ferramenta de gestão

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030