FILHOS DO CORAÇÃO: PERCEPÇÃO DAS FAMÍLIAS ADOTANTES EM RELAÇÃO AS AÇÕES DE MARKETING SOCIAL EM PROL DA CAUSA

Cristiane Dalves Damaceno, Caíssa Veloso e Sousa, Georgiana Luna Batinga

Resumo


Apesar da importância social da adoção, o tema ainda carece de atenção e campanhas educativas realizadas no Brasil. Nesse aspecto, o estudo teve como objetivo analisar como as famílias que vivenciaram a adoção de uma criança percebem a importância das ações de marketing social implementadas pelo governo e simultaneamente ouviu suas experiências no processo de adoção. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo-descritivo que entrevistou onze famílias, cujos relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Em relação as ações de marketing social, os relatos apontam para uma ausência de campanhas que possam esclarecer e sensibilizar a população para a adoção. Dessa forma, a principal contribuição desse estudo é incluir o tema adoção de crianças e adolescentes ao escopo do marketing social, ao mesmo tempo que apresenta a importância de ações educativas e conscientizadoras, para mobilizar, sensibilizar e promover mudanças nos padrões de comportamento de consumidores-cidadãos.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v.21.6088


Palavras-chave


Marketing Social; Adoção de Crianças; Campanhas Educativas; Famílias Adotantes

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030