EFEITO PRIMING: AS PUBLICAÇÕES DO INSTAGRAM COMO ATIVADORES DO CONSUMO DE USUÁRIOS

Maria Naftally Dantas Barbosa, Yákara Vasconcelos Pereira, Karla Rosane do Amaral Demoly

Resumo


Este artigo tem o objetivo de identificar como o consumo pode ser ativado no Instagram. A abordagem do comportamento do consumidor nas redes sociais e o processo de ativação (priming) integram a base teórica da pesquisa. Um estudo de caso qualitativo foi realizado com os usuários ativos em duas etapas, por meio de uma entrevista coletiva e entrevistas individuais. Trinta e três sujeitos participaram das entrevistas semiestruturadas, que foram examinadas por meio da análise de conteúdo com apoio do software ATLAS.ti. Os resultados apontam a possibilidade dos estímulos compartilhados na rede social Instagram serem responsáveis por impulsionar a ativação do consumo de forma consciente, sendo possível perceber a sua influência nos comportamentos subsequentes.

DOI: 10.53706/gep.v.22.6284


Palavras-chave


Ativação do Consumo; Comportamento do Consumidor; Instagram

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030