MÍDIA E MANAGEMENT: A (DES)CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IMAGEM DE EIKE BATISTA ENQUANTO EXECUTIVO DE SUCESSO

José Vitor Palhares, Jefferson Rodrigues Pereira, Alexandre de Pádua Carrieri

Resumo


A intensificação dos ideais gerencialistas tem contribuído para que outros aspectos da vida cotidiana, além da esfera educacional e organizacional, sejam construídos segundo o modelo definido pela gestão. Sob essa perspectiva, merece destaque os executivos, que se destacam no imaginário social como exemplos de administradores de sucesso e ícones da (re)produção de estilos de vida. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar o processo de desconstrução da imagem de Eike Batista enquanto executivo de sucesso a partir da análise dos memes sobre as manifestações de internautas diante da situação de fugitivo e da prisão do empresário em 2017. Por meio da Análise de Discurso Francesa de 142 memes distintos, é possível afirmar que para muitos manifestantes a imagem de Eike Batista enquanto empreendedor e executivo brasileiro de sucesso e/ou caso de sucesso para a Administração está sendo desconstruída e ressignificada como um criminoso ou anti-herói. Entretanto, os principais meios de comunicação do Brasil ainda constroem, associam e veiculam a imagem de Eike Batista enquanto um gestor, reforçando a popularização e a legitimação da cultura do management no país.

DOI: 10.53706/gep.v.21.6567


Palavras-chave


Construção social da imagem; Executivos de sucesso; Eike Batista; Management; Mídia

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030