ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO EM BANCOS: LACUNAS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO DE PESSOAS
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar as percepções de profissionais de gestão de pessoas de instituições bancárias sobre as ocorrências de assédio moral e as ações desenvolvidas para combatê-las. A área de gestão de pessoas tem, dentre as suas atribuições, o estabelecimento de políticas que orientam o comportamento dos indivíduos nas organizações. Sobre o assédio moral, observou-se, na literatura especializada, diversos conceitos e definições, que possibilitam diferentes interpretações. O corpus da pesquisa foi construído por meio da realização de entrevistas e análise de documentos, que foram analisados utilizando a narração argumentativa. Apurou-se que todos os bancos estudados se colocam, no discurso oficialmente adotado, contra atitudes desrespeitosas no trabalho, porém limitam-se a divulgar códigos de ética. Quanto à caracterização do que é o assédio moral, apurou-se que este é um campo ainda em discussão, uma vez que as instituições possuem posicionamento divergente, principalmente em relação às atitudes isoladas.
DOI: 10.21714/2178-8030gep.v.21.6617