ANÁLISE DA ADESÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC) EM EMPRESAS DO NOROESTE GAÚCHO

Patrique Rosa Hedlund, Felipe Cavalheiro Zaluski, Maria Margarete Bacin Brizolla, Nelson José Thesing

Resumo


O estudo busca verificar a percepção da adesão da RSC em empresas da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. As dimensões de análise basearam-se nos estudos de Ackerman (1973) e Ethos (2007). O método adotado foi quantitativo e descritivo com coleta de dados por meio de survey em amostra de 32 organizações de grande porte. Os dados analisados por meio da estatística descritiva, confiabilidade e correlação das dimensões e variáveis. Os resultados apontam que as organizações apresentam posturas de adoção das práticas de Responsabilidade Social Corporativa, contudo em muitos aspectos não adotam as práticas de forma efetiva e contínua. Constata-se que, a falta de conhecimento da amplitude das ações que compõem a RSC é o principal fator que faz com que as organizações entrevistadas não adotem práticas voltadas a RSC.

DOI: 10.53706/gep.v.21.6698


Palavras-chave


Responsabilidade Social Corporativa; Adesão; RSC

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030