FATORES DETERMINANTES DA UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM SOB A PRISMA DA TEORIA DO USO E GRATIFICAÇÃO

Sheila Farias Alves Garcia, Taísa Facioli Homem de Mello, Henrique Barbosa Bighetti, Gustavo Barbieri Lima

Resumo


O objetivo central da presente pesquisa é identificar os principais fatores que motivam o consumidor/ usuário a utilizar a rede social Instagram, visto sob o prisma da Teoria de Usos e Gratificações (UGT), assim como analisar se tais fatores se alteram em função do gênero e em função da frequência de uso da rede social.Para tal, realizou-se uma survey, com 381 respondentes, por meio de questionários online (Google Forms). A análise fatorial exploratória, realizada por meio do software SPSS (versão 20.0), revelou cinco motivos ou fatores de utilização do Instagram, com destaque para Interação Social e Diversão. Os testes de hipóteses (teste t de Studentpara amostras independentes), revelaram que as diferenças por gênero se concentram no fator Inspiração/Criatividade, que é muito mais mobilizador para mulheres do que para homens. Os heavy users do Instagram têm como principais drivers a busca de diversão e a autopromoção.

DOI: 10.53706/gep.v.24.7058

 


Palavras-chave


Consumo de Mídia; Uso e Gratificação; Mídia Social; Interação; Motivação; Escala

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