FOODSCAPE MINEIRA, UAI! REPRESENTAÇÕES DO CHIQUE NA SOFISTICAÇÃO DO CAIPIRA

Letícia Gracielle Vieira Ferreira, Débora Cristina Soares, Gabriela Nogueira Rauber, Cintia Rodrigues de Oliveira

Resumo


A partir do diálogo entre alimentação, cozinha regional e o uso de mídia social por restaurantes, este artigo promove uma reflexão sobre a constituição da paisagem alimentar (foodscape) mineira midiatizada. O conceito de foodscape é utilizado para explorar os espaços, práticas alimentares e realidades materiais que revelam a cultura alimentar analisada. A comida é compreendida como um objeto material e marcador de identidade que é mobilizado pela mídia social, interferindo as escolhas alimentares. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as representações da culinária mineira, mobililizadas por restaurantes mineiros no Instagram, compõem a paisagem alimentar mineira midiatizada. Utilizamos de uma pesquisa documental no Instagram, a fim de identificar como as postagens de restaurantes representam a comida mineira. Os resultados apontam uma paisagem alimentar que sugere uma leitura culturalmente mais complexa sobre a fluidez das representações e suas tensões em combinar a tradição local e a sofisticação das cozinhas internacionais.

DOI: 10.53706/gep.v.23.7639


Palavras-chave


Paisagem Alimentar; Cultura alimentar digital; Instagram®; Cozinha Regional Minas Gerais

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030