O PAPEL DOS DISPOSITIVOS DE MERCADO NA CONSTRUÇÃO DA INOVAÇÃO NO SEGMENTO DE CONFECÇÕES

Marcela Bortotti Favero, Francisco Giovanni David Vieira

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de compreender o papel dos dispositivos de mercado no processo de construção e configuração da inovação no segmento de confecções. Para isto, o trabalho tem como base a perspectiva teórica de estudos de mercado construtivistas, e destaca a construção de mercados por meio da interação de diferentes atores (humanos ou não). Como procedimentos metodológicos utilizou-se de:  método documental e análise de conteúdo qualitativa. Os principais resultados indicam que os dispositivos de mercado atuam na construção e formatação da inovação no segmento de confecções; destacando os editais de fomento e diagnósticos de mensuração. Estes dispositivos atuam recortando, ajustando e delimitando o conceito de inovação de acordo com interesses próprios, e posteriormente impõe este conceito ao mercado. Os resultados avançam quanto à discussão do papel dos atores para a construção e formatação da inovação, questionando o poder e centralidade das empresas apresentado pela literatura; e indicando os dispositivos de mercado, que são intermediários, como centrais neste processo.

DOI: 10.53706/gep.v.24.7655


Palavras-chave


Inovação; Intermediário; Dispositivo de mercado; Confecção

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030