DIMENSÕES DE RESULTADOS DO FORESIGHT: EM BUSCA DE UM MODELO DE PERCEPÇÃO DE VALOR

Natália Marroni Borges, Raquel Janissek-Muniz

Resumo


As transformações que vêm ocorrendo na última década trazem novos conceitos que precisam ser trabalhados pelas organizações em nível estratégico. São de mudanças compreendidas como exponenciais, rápidas, intensas e mesmo disruptivas, que podem afetar segmentos e modelos de mercado por inteiro. O “foresight” é uma prática que busca possibilitar às empresas a antecipação com relação às ameaças e oportunidades que permeiam o ambiente organizacional e é visto como uma alternativa para que estas se mantenham competitivas em seu ambiente. Os resultados do “foresight” e, principalmente, o valor atribuído a ele, ainda precisam ser melhor explorados, de forma que se caminhe para uma uniformidade no campo acadêmico, o que configura o objetivo deste trabalho. Por meio da utilização da técnica de card sorting, que visa classificar e organizar conteúdos, foi aprofundado o entendimento dos resultados desta prática, agregando-os a dimensões mais amplas de como inovação, vantagem competitiva, aprendizagem organizacional e alinhamento estratégico. A validação deste agrupamento em dimensões mais amplas – e a própria caracterização de tais dimensões – são importantes para um melhor entendimento dos resultados do “foresight” nas organizações.

DOI: 10.53706/gep.v.23.7696


Palavras-chave


Foresight; Monitoramento do Ambiente; Valor Percebido

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030