DIMENSÕES DE RESULTADOS DO FORESIGHT: EM BUSCA DE UM MODELO DE PERCEPÇÃO DE VALOR
Resumo
As transformações que vêm ocorrendo na última década trazem novos conceitos que precisam ser trabalhados pelas organizações em nível estratégico. São de mudanças compreendidas como exponenciais, rápidas, intensas e mesmo disruptivas, que podem afetar segmentos e modelos de mercado por inteiro. O “foresight” é uma prática que busca possibilitar às empresas a antecipação com relação às ameaças e oportunidades que permeiam o ambiente organizacional e é visto como uma alternativa para que estas se mantenham competitivas em seu ambiente. Os resultados do “foresight” e, principalmente, o valor atribuído a ele, ainda precisam ser melhor explorados, de forma que se caminhe para uma uniformidade no campo acadêmico, o que configura o objetivo deste trabalho. Por meio da utilização da técnica de card sorting, que visa classificar e organizar conteúdos, foi aprofundado o entendimento dos resultados desta prática, agregando-os a dimensões mais amplas de como inovação, vantagem competitiva, aprendizagem organizacional e alinhamento estratégico. A validação deste agrupamento em dimensões mais amplas – e a própria caracterização de tais dimensões – são importantes para um melhor entendimento dos resultados do “foresight” nas organizações.