SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES FORMANDOS EM ADMINISTRAÇÃO DE JOINVILLE/SC COM O SEU CURSO: ESTUDO MULTICASO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS
Resumo
Em um mercado de ensino superior competitivo, como é o caso do Brasil, oferecer um ensino que satisfaça alunos e mercado de trabalho tem sido fundamental para atrair e reter alunos em uma instituição de ensino superior (IES). Este estudo objetivou determinar a satisfação dos formandos em administração com o curso realizado nas IES de Joinville, SC. Para a realização do estudo, buscou-se estudos que tratam da satisfação de estudantes, encontrando-se 21 atributos que medem a satisfação de alunos com relação ao seu curso especificamente. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativa-descritiva junto aos alunos formandos em duas das cinco IES que oferecem o curso de administração em Joinville, SC. Aplicou-se um questionário estruturado junto a 283 formandos destas duas IES. Com os dados coletados, caracterizou-se estes formandos e identificou-se os atributos de melhor e pior desempenho quanto a satisfação dos alunos nos aspectos ligados ao seu curso. Encontrou-se também os atributos que mais contribuem para a satisfação dos alunos. Os alunos mostraram-se satisfeitos, e ressaltaram que as atitudes do corpo docente e a imagem do curso entre os alunos são os atributos chave na formação da satisfação dos estudantes.
Palavras-chave
Satisfação de alunos; Gestão de instituições de ensino superior; Graduação em administração
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030