ANÁLISE DA INFLUENCIA DOS ATRIBUTOS DA EMBALAGEM NO PONTO DE VISTA DO CONSUMIDOR NO MOMENTO DA COMPRA
Resumo
Este trabalho busca identificar e analisar, na percepção dos consumidores, os atributos mais importantes com relação à embalagem dos produtos, no momento da compra. Hoje, a embalagem é considerada o maior veículo de venda e de construção da marca e identidade do produto. Cabe a ela atrair a atenção, provocar o interesse e o desejo, mostrar a qualidade do produto. A identificação desses atributos é fundamental para que as empresas direcionem seus esforços para fabricarem embalagens que aumentem o nível de satisfação e a fidelização dos clientes. Para tanto, foi elaborado e aplicado um questionário de pesquisa. Para análise dos dados utilizou-se a ferramenta estatística de análise fatorial, que constitui uma das ferramentas da análise multivariada. Isso permitiu obter uma estrutura linear reduzida do conjunto original de dados, por meio da sumarização da informação contida em um conjunto menor de fatores.
Palavras-chave
Produtos; consumidor; identidade; comportamento.
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030