MEMES COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Alyce Cardoso Campos, Valderi de Castro Alcântara, José Willer do Prado, Daniel Carvalho de Rezende

Resumo


Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico do estado da arte sobre a utilização de memes da internet como estratégia de marketing digital. O método utilizado foi a pesquisa bibliométrica na base de dados Scopus, com o auxílio do VOSviewer, uma ferramenta para construção e visualização de redes bibliométricas. Foram analisados 219 artigos e apresentados como resultados: a evolução das publicações por ano; artigos mais citados; países de origem das publicações; periódicos que mais publicaram; principais palavras-chave com o maior número de citações; seis clusters de palavras-chave; autores e artigos mais citados nas referências dos artigos analisados. Este estudo buscou contribuir com a organização e sistematização das pesquisas sobre a utilização de memes na comunicação de marketing, tipo de conteúdo que passou a ser adotado pelas marcas devido a ser atualmente uma das principais ferramentas de comunicação na internet, oferecendo aos pesquisadores uma visão geral do campo.

DOI: 10.53706/gep.v.23.8198


Palavras-chave


Memes da internet; Marketing digital; Marca; Publicidade; Anúncio

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