SOUVENIRS OLÍMPICOS E MASCOTES: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS DO CONSUMO AO LONGO DO TEMPO
Resumo
Os modelos de McCracken (1986) e Perez (2020) tratam do movimento do significado cultural que pode provocar alterações na significação e na ressignificação dos objetos pelos rituais de consumo. O objetivo deste artigo é analisar a relevância dos souvenirs das mascotes olímpicas e paraolímpicas de 1972 a 2021 pelas mudanças na significação e na ressignificação cultural através dos rituais de consumo, sob a perspectiva do consumidor. A fim de conduzir esta pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a técnica da análise de conteúdo. As alterações na significação e ressignificação dos souvenirs em questão, mostraram o valor simbólico dos produtos e modificaram as ações presentes no movimento dos significados culturais através dos rituais de consumo. Esta pesquisa contribui para estudos em áreas como sustentabilidade, marketing e psicologia do consumidor, incentivando práticas mais sustentáveis e conscientização sobre a reciclagem e o consumo responsável.