A PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS EM EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS NO CONTEXTO DE MIGRAÇÃO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS: UM ESTUDO DE CASO NA VIBRA ENERGIA
Resumo
Este trabalho avalia as transformações nos cenários competitivos das empresas distribuidoras de combustíveis no Brasil, em decorrência da crescente presença dos veículos movidos a eletricidade. Para tal, é realizado um estudo de caso na empresa Vibra Energia, a maior distribuidora de combustíveis em operação no Brasil. A pesquisa tem por fundamento os argumentos de Michael Porter, P. Shoemaker, Peter Schwartz, Michel Godet e do Boston Consulting Group. A metodologia de pesquisa, de natureza descritiva, envolveu a análise documental dos planos estratégicos da empresa, seus relatórios institucionais de atividade e de sustentabilidade, apresentações e divulgações realizadas perante a Comissão de Valores Mobiliários com os fatos relevantes da atuação da empresa, assim como a aplicação de questionários junto a integrantes da alta e média administração da empresa. Os resultados da pesquisa evidenciam os cenários estratégicos formulados pela empresa e as respostas estratégicas adotadas visando a preservação e melhoria do desempenho da Vibra nos diferentes cenários.