A PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS EM EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS NO CONTEXTO DE MIGRAÇÃO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS: UM ESTUDO DE CASO NA VIBRA ENERGIA

Felipe Luna Azevedo, Augusto de Oliveira Monteiro, Manoel Joaquim Fernandes de Barros, Helder Uzeda Castro

Resumo


Este trabalho avalia as transformações nos cenários competitivos das empresas distribuidoras de combustíveis no Brasil, em decorrência da crescente presença dos veículos movidos a eletricidade. Para tal, é realizado um estudo de caso na empresa Vibra Energia, a maior distribuidora de combustíveis em operação no Brasil. A pesquisa tem por fundamento os argumentos de Michael Porter, P. Shoemaker, Peter Schwartz, Michel Godet e do Boston Consulting Group.  A metodologia de pesquisa, de natureza descritiva, envolveu a análise documental dos planos estratégicos da empresa, seus relatórios institucionais de atividade e de sustentabilidade, apresentações e divulgações realizadas perante a Comissão de Valores Mobiliários com os fatos relevantes da atuação da empresa, assim como a aplicação de questionários junto a integrantes da alta e média administração da empresa. Os resultados da pesquisa evidenciam os cenários estratégicos formulados pela empresa e as respostas estratégicas adotadas visando a preservação e melhoria do desempenho da Vibra nos diferentes cenários.

DOI: 10.53706/gep.v.24.8808


Palavras-chave


Distribuição de Combustíveis; Veículos Elétricos; Cenários Prospectivos; Estratégia Competitiva

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030