MUDANÇA NA PERCEPÇÃO DE VALOR EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO PÓS-AGLUTINAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Carlos Eduardo Avila Borges, Georgina Alves Vieira da Silva, Maria Laetitia Corrêa

Resumo


Este trabalho teve como objetivo verificar se houve mudanças na percepção de valor para os cooperados de duas cooperativas de crédito após processo de incorporação, identificadas, neste trabalho, como COOP P (incorporada) e COOP G (incorporadora). Para tanto, o referencial procurou explorar conceitos sobre cooperativismo de crédito, valor percebido e fusão e aquisição de empresas. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso incluindo fontes primárias. Os resultados mostraram que houve aumento no valor percebido pelos cooperados da COOP P e que existia uma proximidade dos membros com a gestão da organização. Pelo lado da COOP G, verificou-se que não houve mudança no valor percebido por seus associados. O estudo de caso revelou ainda um dilema vivido pelos membros das duas cooperativas relacionado à dupla natureza de sua identidade “dono” e “usuário”, apontando para uma dificuldade do exercício desse duplo papel. Registra-se, ainda, como contribuição relevante do trabalho, a potencial construção de parâmetros conceituais para futura elaboração de um modelo de avaliação de cooperativas.

Palavras-chave


Cooperativismo de crédito; Mudanças pós-aglutinação; Fusão e aquisição; Valor percebido.

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030