INFLUÊNCIA DOS NÍVEIS DE CREDIBILIDADE DOS RELATÓRIOS AMBIENTAIS E SOCIAIS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Gleice Carvalho de Lima Moreno, Nelson Hein, Adriana Kroenke Hein, Marco Polo Moreno de Souza

Resumo


A comunicação, em suas diversas formas, é reconhecida como um fator essencial para manter relacionamentos duradouros. No ambiente corporativo, ela desempenha um papel fundamental na construção e no fortalecimento da história de uma empresa. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a influência dos níveis de credibilidade dos relatórios ambientais e sociais no desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras. A amostra é formada por 34 empresas brasileiras que divulgaram no período de 2014 a 2018 seus relatórios de sustentabilidade. O procedimento adotado é quantitativo, com o uso de dados contábeis disponibilizados nos relatórios das empresas consultadas de 2015 a 2019. Utilizamos como base para aperfeiçoamento dos dados as diretrizes da Global Reporting Initiative, o software Análise de Legibilidade Textual, o método multicritério Adriana e, para análise estatística, a Modelagem Linear Hierárquica. Os resultados indicaram que, à medida que aumenta o nível de credibilidade dos relatórios ambientais e sociais, cresce também a correlação entre os desempenhos socioambiental e o econômico-financeiro. Assim, a credibilidade da informação divulgada nesse processo de comunicação é essencial para garantir melhores resultados.

DOI: 10.53706/gep.v.26.9297


Palavras-chave


Credibilidade no Processo de Comunicação; Desempenho Ambiental e Social; Desempenho Econômico-Financeiro

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