COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E AGENDA SETTING: UM BREVE REFERENCIAL TEÓRICO

Fábio Campos Aguiar, Victor Gonçalves do Espírito Santo Nogueira

Resumo


Em um ambiente de mercado caracterizado por intensa competitividade, a gestão estratégica da Comunicação Organizacional emerge como pressuposto à eficácia e perenidade das organizações contemporâneas. A hipótese do agendamento (Agenda Setting) propõe que os meios de comunicação têm o poder de influenciar a forma como os indivíduos vão lidar com temas de interesse coletivo. Dessa forma, destaca-se a relevância dos esforços organizacionais em influenciar a pauta dos meios de comunicação, internos ou externos. Este ensaio tem por objetivo analisar as confluências do agendamento no estudo da comunicação organizacional, por meio de uma revisão da literatura pautada na sistematização do conhecimento que permeia o agendamento das notícias dentro das organizações, e destas para o público externo. Tais esforços revelam que é possível identificar diversos dos pressupostos da referida hipótese no ambiente organizacional, sugerindo que as organizações são agentes ativos nesse processo, o que possibilita que estudos futuros desenvolvam férteis interrelações por meio de investigações mais aprofundadas sobre este e outros media effects na comunicação das organizações.

DOI: 10.53706/gep.v.25.9300


Palavras-chave


Comunicação Organizacional; Agenda Setting; Informação

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030