FACTORS FOR USERS’ ACCEPTANCE OF CHATGPT
Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar quais são os fatores que estão relacionados com o uso pelos indivíduos da ferramenta ChatGPT. Para tal foram realizadas vinte entrevistas com usuários do ChatGPT pelos úlimos três meses, cujo dados foram analisadas por meio de análise de conteúdo. A maioria dos respondentes utilizam o ChatGPT para fins de estudo e trabalho, tendo como vantagem e benefícios as respostas rápidas que a ferramenta traz, além de revisão de textos. Outros usuários utilizam o ChatGPT para outros fins, como criação de livros, hobbies e inteirar-se acerca de atualidades no mundo. Além disso, a maioria dos respondentes acredita que o ChatGPT continuará a ser usado e é uma ferramenta de otimização importante no âmbito acadêmico e profissional. Os malefícios identificados em utilizar o ChatGPT são a dependência e perca de senso crítico, problemas de privacidade das informações pessoais e sensíveis, além de trazer informações incorretas.
Palavras-chave
Referências
BORGES, Lis et al. Fatores determinantes da aceitação de mercado da tecnologia do banco digital no contexto brasileiro. Marketing & Tourism Review, v. 6, n. 2, p. 1-37, 2021.
CARNEVALLI, José Antônio; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Desenvolvimento da pesquisa de campo, amostra e questionário para realização de um estudo tipo survey sobre a aplicação do QFD no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 21., 2001, Natal, RN. Anais... 2001.
DAVIS, Fred D. Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319–340, 1989.
FERREIRA, Jorge Brantes et al. Fatores que afetam a adoção da internet móvel. Revista Pretexto, v. 17, n. 4, p. 47-64, 2016.
FERREIRA, Wilquer Silvano de Souza; VALE, Glaucia Maria Vasconcellos; CORRÊA, Victor Silva. Diffusion of innovation in technological platforms: The Uber case. BAR - Brazilian Administration Review, v. 19, 2022.
GEORGE, A. Shaji; GEORGE, A. S. Hovan; MARTIN, A. S. Gabrio. A Review of ChatGPT AI's Impact on Several Business Sectors. Partners Universal International Innovation Journal, v. 1, n. 1, p. 9–23, 2023.
GOUVÊA, Maria Aparecida; DE SÁ, Leonardo Felipe Japur; MANTOVANI, Daielly Melina Nassif. Adoção da internet banda larga por pequenas. Revista Pretexto, v. 15, n. 1, p. 123-145, 2014.
IRIGARAY, Hélio Arthur Reis; STOCKER, Fabricio (Ed.). ChatGPT: um museu de grandes novidades. Cadernos EBAPE, v. 21, n. 1, p. 88776, 2023.
ISONI FILHO, Miguel Mauricio; ISONI, Miguel Mauricio. Explorando a Relação entre Autoeficácia e Atitude Positiva face à Introdução de uma Nova Tecnologia. Revista Pretexto, v. 15, n. 2, p. 93-109, 2014.
JAIN, Varsha et al. The Prospects and Challenges of ChatGPT on Marketing Research and Practices. Emmanuel, 2023.
JANGJARAT, Kris et al. Public Perceptions Towards ChatGPT as the Robo-Assistant. Jangjarat, K., 2023.
LI, Sixian; PELUSO, Alessandro M.; DUAN, Jinyun. Why do we prefer humans to artificial intelligence in telemarketing? A mind perception explanation. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 70, p. 103139, 2023.
MARJERISON, Rob Kim; ZHANG, Youran; ZHENG, Hanyi. AI in E-Commerce: Application of the Use and Gratification Model to the Acceptance of Chatbots. Sustainability, v. 14, n. 21, p. 14270, 2022.
MENON, Devadas; SHILPA, K. “Chatting with ChatGPT”: Analyzing the factors influencing users' intention to Use the Open AI's ChatGPT using the UTAUT model. Heliyon, v. 9, n. 11, 2023.
MICH, Luisa; GARIGLIANO, Roberto. ChatGPT for e-Tourism: a technological perspective. Information Technology & Tourism, p. 1-12, 2023.
MOURA, Luiz Rodrigo Cunha et al. Desenvolvimento e teste de uma escala para mensuração das características que incentivam a adoção de novos produtos: um estudo sobre os carros bi-combustíveis. Nucleus, v. 9, n. 1, p. 209-224, 2012.
PERÁCIO, Leandro Barboza; MAIA, Luiz Cláudio Gomes; MOURA, Luiz Rodrigo Cunha. Desenvolvimento e teste de um modelo integrativo dos modelos TTF e TAM na predição da utilização de um sistema de informações. Holos, v. 37, n. 1, p. 1-21, 2021.
PEREIRA, Murilo Junio Rezende et al. Proposition and test of an explanatory model of innovation perception and its consequences. ReMark - Revista Brasileira de Marketing, v. 18, n. 4, p. 25-50, 2019.
PEREIRA, Tércio et al. New Insights into Consumers’ Intention to Continue Using Chatbots in the Tourism Context. Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, p. 1-27, 2022.
POPADIUK, Silvio; NISHIMURA, Camila dos Santos. Exploração e Explotação Individuais e Prontidão Para Tecnologia. Revista Pretexto, v. 14, n. 4, p. 118-139, 2013.
QIAN, Lixian et al. The role of values and ethics in influencing consumers’ intention to use autonomous vehicle hailing services. Technological Forecasting and Social Change, v. 188, p. 122267, 2023.
RIVAS, Pablo; ZHAO, Liang. Marketing with ChatGPT: Navigating the Ethical Terrain of GPT-Based Chatbot Technology. AI, v. 4, n. 2, p. 375-384, 2023.
RUDOLPH, Jürgen; TAN, Samson; TAN, Shannon. ChatGPT: Bullshit spewer or the end of traditional assessments in higher education?. Journal of Applied Learning and Teaching, v. 6, n. 1, 2023.
SESTINO, Andrea et al. Let me drive you! The effect of change seeking and behavioral control in the Artificial Intelligence-based self-driving cars. Technology in Society, v. 70, p. 102017, 2022.
SHAFEEG, Abdulla et al. Voice Assistant Integrated with Chat GPT. Indonesian Journal of Computer Science, v. 12, n. 1, 2023.
SONG, Christina Soyoung; KIM, Youn-Kyung. The role of the human-robot interaction in consumers’ acceptance of humanoid retail service robots. Journal of Business Research, v. 146, p. 489-503, 2022.
TIWARI, Chandan Kumar et al. What drives students toward ChatGPT? An investigation of the factors influencing adoption and usage of ChatGPT. Interactive Technology and Smart Education, 2023.
TUSTUMI, Francisco Andreollo; NELSON, Adami; DE AGUILAR-NASCIMENTO, José Eduardo. Future Of The Language Models In Healthcare: The Role Of ChatGPT. Review ABCD, 2023.
VELÁSQUEZ, Fidel Rodríguez. O ChatGPT na pesquisa em Humanidades Digitais: Oportunidades, críticas e desafios. TEKOA, v. 2, n. 2, 2023.
VENKATESH, Viswanath et al. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, v. 2, n. 3, p. 425–78, 2003.
VENKATESH, Viswanath; THONG, James Y. L.; XU, Xin. Consumer acceptance and use of information technology: extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, p. 157-178, 2012.
VITA, Cláudio Aguiar et al. Gestão da inovação: O caso de uma empresa de soluções logísticas. REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 6, n. 1, p. 187-205, 2020.
ZHU, Yimin et al. AI is better when I'm sure: The influence of certainty of needs on consumers' acceptance of AI chatbots. Journal of Business Research, v. 150, p. 642-652, 2022.