INTERTEXTUALIDADE ENTRE UM POEMA DRUMMONDIANO E OS GÊNEROS TEXTUAIS PROPAGANDA E NOTÍCIA JORNALÍSTICA: A CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS PÓS-CRITICAS DE CURRÍCULO E DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Gisélia Evangelista de Sousa, Renata Lemos Carvalho

Resumo


O trabalho pretende mostrar como o entendimento e a prática das Teorias Pós-Críticas do Currículo e da Linguística Textual podem contribuir para que o texto possa efetivamente ser tratado como um lugar de interação. Para tanto, será feita a análise de uma propaganda e de uma notícia jornalística que dialogam com o poema drummondiano “No meio do caminho”, mostrando, assim, as contribuições da Linguística Textual para o estudo do texto, visto como mediador da interação entre interlocutores. Dessa forma, este trabalho justifica-se por apresentar como a intertextualidade pode ser trabalhada em sala de aula de modo a possibilitar a compreensão do texto de forma crítica e contextualizada.

Palavras-chave


Teorias pós-críticas de currículo; Linguística Textual; Intertextualidade

Texto completo: PDF