AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS (AVAA): A CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Jefté Goes Salvador Silva, Cláudia Pinto

Resumo


A temática do presente estudo surgiu da observação e relatos dos estudantes, durante o programa de monitoria de algoritmos e linguagens de programação do curso de Sistemas de Informação, no qual se constatou a dificuldade dos alunos, com relação ao processo educacional. Considerando-se o alto índice de evasão e reprovação dos estudantes nessa disciplina, devido às dificuldades encontradas pelo estudante no momento de usar o raciocínio lógico, surgiu o interesse em criar uma ferramenta dentro do ambiente virtual de aprendizagem voltado para construção de algoritmos, com o objetivo de contribuir com o aprendizado do estudante na construção de algoritmos, a partir de exercícios e jogos educacionais propostos pelo professor, através de uma interface web interativa e intuitiva, e auxiliar o professor na avaliação desses estudantes, minimizando, desta forma, alguns dos impactos gerados no processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo: PDF