UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA DAS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS NO MERCADO DE SORVETERIAS A BALCÃO COM FABRICAÇÃO PRÓPRIA EM SALVADOR

Cleide Silva de Jesus, Hirlane Silva da Cruz

Resumo


O presente artigo tem o intuito de entender quais são os fatores que influenciam a competitividade das sorveterias a balcão com fabricação própria, em Salvador. A análise é desenvolvida através da compreensão do mercado de sorvetes, entendendo o negócio de sorveterias a balcão com fabricação própria, identificando os fatores que influenciam a competitividade dentro da cadeia soteropolitana. Através da abordagem teórica proposta pelo Modelo das Cinco Forças Competitivas de Michael E. Porter, é possível analisar os impactos que cada força implica dentro do negócio, destacando qual destas forças tem maior influência na formação da competitividade do negócio e, dentro deste cenário qual é a empresa mais competitiva. O estudo contribui para o entendimento da competição no mercado soteropolitano de sorveterias a balcão com fabricação própria e oferece subsídios importantes para a compreensão de como as empresas podem obter melhor desempenho neste mercado.

Texto completo: PDF