ATITUDES DOS CONSUMIDORES NA DISTRIBUIÇÃO DE REFEIÇÕES EM UM RESTAURANTE INSTITUCIONAL NA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA
Resumo
Em um sistema de distribuição do tipo self-service, há a possibilidade de contaminação dos alimentos pelos consumidores, uma vez que estes mantêm contato direto com os alimentos expostos no balcão de distribuição. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a adoção de boas práticas pelos consumidores durante a distribuição de refeições em um Restaurante Institucional na cidade de Salvador, Bahia. O estudo foi realizado em um Restaurante Institucional, tipo self-service, localizado no município de Salvador, Bahia. Foram observados 100 consumidores no mês de novembro de 2015, no horário do almoço. Para avaliar a adoção das boas práticas, utilizou-se um formulário adaptado do estudo de Zandonadi et al., (2007). A atitude de falar próximo às preparações no momento da distribuição foi observada em 76% dos comensais, entre outras que colaboravam para a contaminação dos alimentos. Nesse estudo, conclui-se que as atitudes dos consumidores podem ocasionar a contaminação dos alimentos na etapa da distribuição.
Palavras-chave
Atitudes dos consumidores; Restaurante Institucional; Self-service