ATITUDES DOS CONSUMIDORES NA DISTRIBUIÇÃO DE REFEIÇÕES EM UM RESTAURANTE INSTITUCIONAL NA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA

Gleicy Darling Oliveira Santos, Jeane dos Santos Ferreira

Resumo


Em um sistema de distribuição do tipo self-service, há a possibilidade de contaminação dos alimentos pelos consumidores, uma vez que estes mantêm contato direto com os alimentos expostos no balcão de distribuição. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a adoção de boas práticas pelos consumidores durante a distribuição de refeições em um Restaurante Institucional na cidade de Salvador, Bahia. O estudo foi realizado em um Restaurante Institucional, tipo self-service, localizado no município de Salvador, Bahia. Foram observados 100 consumidores no mês de novembro de 2015, no horário do almoço. Para avaliar a adoção das boas práticas, utilizou-se um formulário adaptado do estudo de Zandonadi et al., (2007). A atitude de falar próximo às preparações no momento da distribuição foi observada em 76% dos comensais, entre outras que colaboravam para a contaminação dos alimentos. Nesse estudo, conclui-se que as atitudes dos consumidores podem ocasionar a contaminação dos alimentos na etapa da distribuição.

Palavras-chave


Atitudes dos consumidores; Restaurante Institucional; Self-service

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