PT e governo Lula: um discurso repetido

Sante Braga Dias Scaldaferri

Resumo


Este trabalho analisa ações de marketing político do PT (Partido dos Trabalhadores) e do governo Lula, tendo em vista a articulação do seu discurso, nas eleições de 2002, em seu governo, e nas eleições deste ano (2006). Nossa hipótese, entre outros elementos, é a de que o PT e o governo Lula, nesse período de quatro anos, estão utilizando, de forma profissional e intensa, técnicas de marketing político articuladas estrategicamente através de um discurso repetido, que teve inicio no marketing eleitoral de 2002, entrou direta ou indiretamente, após a eleição de Lula, no marketing governamental, e, continua sendo repetido no marketing eleitoral deste ano (2006), para viabilizar sua reeleição. Esse discurso repetido utilizado pelo PT pode em determinados momentos, reforçar uma representação social da política de tipo liberal; estimular uma visão de paciência e acomodação social e política, desestimular ações populares coletivas e estimular as saídas baseadas no auto-esforço individual.

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